Selecione seu idioma

Todo funcionário da Bunge é essencial, e ao trabalhar em equipe, eles são invencíveis. Todos os dias, de diversas maneiras, fazemos a diferença em nossas operações, para que a Bunge possa fazer a diferença no mundo, de forma duradoura.

QUEM SOMOS

UM LEGADO QUE PERMANECE VIVO

O alimento é fundamental.

Cada pessoa, em qualquer lugar do mundo, precisa se alimentar bem para levar uma vida produtiva e próspera. A cadeia agroalimentar global, ou seja, as etapas nas quais os alimentos são cultivados, transportados, armazenados, processados, distribuídos e comercializados ao redor do mundo, sustenta famílias, sociedades, economias e nações inteiras.

E essa cadeia depende, de forma significativa, do trabalho que realizamos diariamente na Bunge.

A Bunge abastece o mundo ao conectar as colheitas aos lares. E temos feito isso nos últimos 200 anos, sem deixar de acompanhar nenhuma mudança. Faz parte dos nossos negócios descobrir o enorme potencial contido em cada grão e semente oleaginosa, revelar e aumentar esse valor em cada etapa: por meio de cada embarque, cada transação, cada melhoria de processo e inovação de produto.

Para nós, o nosso trabalho é uma grande oportunidade, uma importante responsabilidade, um imenso compromisso e um legado que nos enche de orgulho. Como um fabricante de produtos seguros e de alta qualidade e um parceiro de confiança para fazendeiros, clientes e consumidores, maximizamos o valor da cadeia agroalimentar para as comunidades, acionistas e para cada um de nós.

UM TIME VERDADEIRAMENTE GLOBAL

A Bunge é a soma de diversas culturas, idiomas e formações. Desde a nossa fundação em 1818, já tivemos sede em cinco países e três continentes diferentes. E cada um deles é uma parte de nós.

Para a Bunge, ter uma equipe diversificada e multicultural não é só parte do nosso DNA, mas também uma escolha consciente. Atualmente, chamamos de "nossa casa" mais de 40 países e damos muito valor aos laços — entre colegas de trabalho e com clientes e parceiros — que acabam por se tornar uma vantagem competitiva em um mundo definido cada vez mais pela habilidade de construir vínculos locais e globais, de conectar e de colaborar.

Temos muito orgulho das relações locais que construímos e do nosso profundo conhecimento sobre os mercados agrícolas, sobre a indústria de alimentos e ingredientes e sobre as tendências de consumo dos lugares onde operamos. Acreditamos que gestores locais podem realizar coisas incríveis quando são responsáveis por suas operações e atendem a fazendeiros e clientes diretamente.

Porém, ninguém trabalha sozinho na Bunge. Nosso propósito, visão e operações vão além dos oceanos e abrangem centenas de instalações, milhares de funcionários e bilhões de clientes. Criamos todos os vínculos da cadeia de valor, conectamos mercadorias locais a mercados internacionais, e fazendeiros a consumidores. O trabalho de cada pessoa da nossa empresa é importante e alcançamos o êxito somente quando todas as partes do sistema Bunge funcionam, e funcionam em conjunto.

O trabalho em equipe é essencial. Para estimular a colaboração e o alinhamento, a confiança é fundamental. Devemos ouvir atentamente os colegas e estar abertos a novas ideias, sem nos importar em qual lugar do mundo elas surgiram. Apesar de toda a nossa diversidade, nos guiamos pelos mesmos objetivos fundamentais.

COMO
TRABALHAMOS

COLOCAMOS A SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Na Bunge, a maior prioridade não é a produção nem os lucros, é a segurança. Esperamos que todos os nossos funcionários, do presidente ao recém-contratado, se manifestem e tomem providências, o que inclui parar o trabalho, caso alguma condição insegura seja observada.

AGIMOS COMO DONOS

Os funcionários da Bunge devem ser sempre proativos e nunca passivos. Devemos nos comprometer a agir como se fôssemos os donos do nosso trabalho e de toda a empresa. Devemos esperar mais uns dos outros e nos cobrar mais; demonstrar coragem em nossas convicções e valorizar essa atitude em nossos colegas; insistir na importância da clareza e da responsabilidade e agir dessa forma em todas as ocasiões.

BUSCAMOS SER OS MELHORES

Nosso setor caminha a passos largos, é volátil e altamente competitivo, por isso nunca podemos nos acomodar com o que conquistamos até aqui. Sempre devemos buscar a melhor maneira de fazer alguma coisa, testá-la, e se funcionar, torná-la um padrão global para que todos possam seguir.

Fazemos isso porque a Bunge não gera renda somente movimentando grandes volumes de mercadorias, mas também com a criação de valor em cada etapa da jornada. Até a menor das melhorias é significativa: atender melhor a um cliente, corrigir um processo, encontrar uma rota mais eficiente, criar um alimento ou ingrediente inovador. Juntas, essas melhorias aprimoram o desempenho da empresa, aumentam os lucros e representam progressos contínuos rumo à nossa meta de ser a melhor empresa de agronegócios e alimentos do mundo.

CULTIVAMOS UM ESPÍRITO EMPREENDEDOR

Sempre buscamos fazer o melhor, esse é o espírito da Bunge, um espírito empreendedor em ação.

Acreditamos que a competência de pessoas especiais faz uma diferença incrível, e a nossa história prova isso. A criatividade, a flexibilidade e a competitividade dos nossos funcionários empreendedores permitiram que a Bunge se transformasse frente às novas oportunidades, crescesse e prosperasse por 200 anos.

As mudanças aceleradas da economia global tornam esse espírito ainda mais importante nos dias de hoje. E jamais o perderemos.

O QUE PODEMOS CONSEGUIR—
JUNTOS

CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS E IMPACTOS DURADOUROS

Nosso empenho, conhecimento e experiência nunca foram tão importantes como são hoje.

As populações em crescimento e as economias em expansão apresentam necessidades claras: tornar os alimentos mais acessíveis e mais nutritivos. Os recursos naturais mais limitados, especialmente florestas e bacias hidrográficas, têm nos obrigado a produzir mais alimentos, de forma mais eficiente e com ainda mais cuidado com o meio ambiente do que antes.

Isso exige experiência local e conexões globais, assim como inovação, determinação e criatividade, qualidades que temos de sobra na Bunge.

Ao conectar fazendeiros aos mercados, ao facilitar o comércio e trabalhar com os clientes para criar produtos melhores, ao aprimorar a sustentabilidade das nossas operações e cadeias de suprimento e ao ultrapassar as expectativas dos clientes, estamos vencendo o desafio. Estamos ampliando as economias agrícolas, fortalecendo a segurança alimentar global, aumentando a eficiência ambiental, de forma geral, e aprimorando os alimentos.

Todo funcionário da Bunge é essencial, e ao trabalhar em equipe, eles são invencíveis. Todos os dias, de diversas maneiras, fazemos a diferença em nossas operações, para que a Bunge possa fazer a diferença no mundo, de forma duradoura.

Já se passaram dois séculos desde a nossa fundação, e estamos só começando.